O moodboard na arquitetura consiste num painel de inspiração ou uma compilação de materiais, elementos e cores que mostram a ideia principal de um projeto para os clientes. Este conceito é cada vez mais utilizado por profissionais que buscam referências e é uma ótima ferramenta para visualizar se estes ornam entre si ou por exemplo, se as texturas e cores estão em harmonia.

Arquitetos, designers e profissionais da área tem utilizado cada vez mais esta funcionalidade para poder indicar a atmosfera e estilos de decoração para os ambientes que serão trabalhados.

É fato que o processo inicial de criação dos projetos pode ser vasto, confuso e redundante se não soubermos organizar as ideias e nos comunicarmos de forma clara: podemos dizer exatamente a mesma coisa e ainda assim ter significados diferentes. De forma criativa e inovadora, o moodboard é uma maneira de demonstrar visualmente os meios de expor imagens, textos, amostras de objetos e afins sem prejudicar ou “poluir” o conceito, alinhando as expectativas e diminuindo as chances de divergências de entendimento.

A aplicação do moodboard possibilita refinar de uma maneira geral a comunicação entre clientes e profissionais para demonstrar a tendência de ideias que serão aplicadas, eliminando de uma vez por todas a necessidade de envio de inúmeras imagens, links, arquivos e e-mails cada um com o desejo de destacar uma informação diferente.

Os processos criativos eficientes são aqueles que conseguem conduzir de forma mais assertiva e profissional o objetivo pretendido.   

Como consigo elaborar o moodboard na arquitetura do meu projeto?

Existem inúmeros modelos na internet para você criar o seu painel e utiliza-los como inspiração para ser o pontapé inicial. O segundo ponto de partida é estabelecer um (ou alguns) estilos de decoração que você gosta, eleger um padrão de paleta de cores e estruturar com objetos e texturas que expressam qual é a sua ideia.

Pare, respire e olhe: Observe quais sentimentos e sensações estão te guiando para dar continuidade. Seu feeling é o seu filtro! Finalize limpando o que não é essencial e só traz excesso de informações.

Tenha sempre em mente que seus moodboards pessoais poderão ser uma referência para iniciar o projeto do ambiente de seus sonhos mas lembre-se que esta ferramenta só se torna viável quando elaborada em conjunto com um profissional da área.

A Venzon Thomas possui profissionais capacitados para auxiliar você com o seu projeto residencial ou empresarial! Consulte-nos!

Caro (a) leitor (a), se você gostou deste artigo, não deixe de acessar o site da Venzon Thomas e confira todo o conteúdo disponível. Solicite um orçamento sem compromisso através do link de formulário da nossa empresa.